Museu das Favelas anuncia exposição Rap em Quadrinhos

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria  Criativas do Estado de São Paulo sob gestão do IDG, em parceria com a Ação Educativa, estreia  no dia 17 de fevereiro, sábado, a exposição “Rap em Quadrinhos”. Idealizada  pelo ilustrador Wagner Loud e Youtuber Load, a exposição é uma homenagem  às notáveis personalidades do rap nacional, representadas como autênticos  super-heróis em um universo rico em quadrinhos. 

 

Ao todo, são 19 artistas homenageados representados dentro do vasto universo  das histórias em quadrinhos. O evento começa às 11h30 com um bate-papo  com os criadores da exposição para falar sobre detalhes das obras e o processo  de criação. Em seguida, às 12h20, ocorre um pocket show com a cantora Ashira.  

 

Para Load, curador da exposição, o pontapé inicial foi a escolha de representar  Emicida como Miles Morales, o primeiro Homem-Aranha negro. “Assim como o  Miles Morales, o Emicida representa a nova geração e a mudança do cenário  todinho. Foi mais ou menos essa a linha de pensamento que eu segui. O Brown,  por exemplo, sempre representou o Capão Redondo, assim como o Pantera  sempre representou Wakanda, e fora tudo que o Brown significa pro rap em  questão de luta e representatividade”, complementa. 

 

Gil Marçal, gerente de conteúdo do Museu das Favelas, afirma que a nova  exposição proporciona a oportunidade de unir os públicos apaixonados pelo hip  hop e história em quadrinhos. “Este encontro entre dois universos distintos é  marcado pela conexão criativa e estética, resultando em uma experiência única  e envolvente para os visitantes”, ressalta. 

 

Algumas das obras da exposição “Rap em Quadrinhos” trazem Mano Brown é  representado como Pantera Negra, rei de Wakanda, também do universo  Marvel. Negra Li personifica a Tempestade, icônica personagem dos X-Men, e  Sabotage assume o papel de Dr. Manhattan, personagem da DC Comics. A  exposição permanecerá em exibição no Museu das Favelas.  

 

SERVIÇO 

Exposição “Rap em Quadrinhos” 

Dia: 17 de fevereiro 

Horário: 11h30 

Endereço: Rua Guaianases, 1024 - Campos Elíseos, São Paulo - SP Classificação indicativa: Livre 

 

SOBRE WAGNER LOUD

Ilustrador e designer, Wagner Loud é de Pirituba, em São Paulo, traz consigo  uma paixão enraizada por revistas em quadrinhos e desenhos animados desde  sua infância. Com uma sólida experiência de mais de 10 anos, contribuiu como  designer na Turma da Mônica e é co-criador do projeto "Rap em Quadrinhos".  Atualmente, Loud se destaca em ilustração e projetos gráficos, desenvolvendo  merchandising para bandas, projetos para discos e festivais, além de estampas  para diversas marcas. 

 

SOBRE LOAD COMICS 

Originário de Guaianases, na região metropolitana de São Paulo, Load desponta  como um dos expoentes da cultura urbana. Em 2018, ao lado do artista Wagner  Loud, criou a exposição "Rap em Quadrinhos", onde transformou figuras como  Mano Brown, Emicida e Sabotage em super-heróis. Em suas plataformas  digitais, ele aborda de maneira incisiva questões raciais e de classe, buscando  inspirar uma nova geração de artistas e pensadores conscientes. Desde 2020, é  apresentador no site e canal Omelete, e em 2022, juntamente com Cauê Moura,  tornou-se host do programa "Desce a Letra Show", além de atuar como streamer  na Twitch, onde mescla hip-hop, política, cultura pop e transmissões de  grafitagem na vida real (IRL). 

 

SOBRE ASHIRA 

Ashira, cantora, compositora e produtora musical de Diadema, tem se destacado  desde 2016 na cena musical. Reconhecida por sua colaboração em "Quadros"  com o rapper/cantor BK e na obra colaborativa "Rouff" com Tasha e Tracie, ela  traz uma perspectiva única sobre questões sociais em suas obras autorais,  enraizadas no rap. Sua versatilidade e sensibilidade como uma mulher periférica  ecoam em cada composição.