Museu das Favelas

Foto: Divulgação | Governo do Estado de São Paulo

O IDG venceu a chamada pública do Governo do Estado de São Paulo para desenvolver, implantar e gerir o Museu das Favelas (Mufa), equipamento cultural cujo objetivo será o de cumprir uma lacuna de visibilidade e reflexão sobre as comunidades periféricas no Brasil.  

Proposto pela Central Única das Favelas (Cufa) para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o equipamento será palco para o protagonismo dos moradores das favelas de uma das maiores megalópoles do mundo, apresentando a cultura, as pessoas e as lutas de uma população que não se encontra referenciada em outros museus.

O Palácio dos Campos Elísios, no Centro de São Paulo, antiga sede do governo do estado, foi o local escolhido para sediar o Mufa e se encontra em obras para abrigar as futuras instalações do Museu. A área tem um total de 8.208 m².

Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2022, o Museu das Favelas foi criado por meio do Decreto Estadual nº 66.194, de 8 de novembro de 2021 e, além de contar com espaços destinados a exposições permanentes e temporárias, abrigará uma série de projetos voltados para os moradores das favelas de São Paulo, abarcando as áreas da cultura, esporte, emprego e renda, democratização da internet, segurança alimentar e assistência social.

Gestão: Instituto IDG
Contrato de Gestão Vigente nº: 06/2022
Vigência: 30/12/2021 a 31/12/2026
Valor Global do Contrato: R$ 40.636.300,00