Após o sucesso da estreia em julho, o Museu do Jardim Botânico promove no dia 31 de agosto a 2ª edição do Domingo Acessível, uma programação mensal dedicada a ampliar a participação de pessoas com deficiência em atividades educativas e culturais. O evento acontece sempre no último domingo do mês, com entrada gratuita.
A iniciativa reafirma o compromisso do Museu com uma museologia voltada à diversidade e à inclusão, oferecendo experiências que consideram diferentes formas de percepção, mobilidade e comunicação, incluindo pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual, motora e neurodivergente. As atividades contam com recursos como tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), materiais táteis, mediações sensoriais e estratégias que favorecem a autonomia e o protagonismo dos participantes.
A edição de agosto traz dois destaques: a “Visita Cognitiva Sensorial + Jardim Sensorial e Arboreto”, que convida o público a explorar as exposições do Museu e, em seguida, o Arboreto, com foco no Jardim Sensorial; e a “Visita Educativa: A Fotografia no Museu do Jardim Botânico”, dedicada às memórias fotográficas do JBRJ, conduzindo os visitantes pelas interatividades e pelas imagens que registram sua história. Ambas as atividades contam com tradução em Libras, garantindo acesso pleno, interação e participação ativa de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
O Museu do Jardim Botânico é fruto da parceria entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão e a Shell Brasil, patrocinadora master do espaço. O prédio do Museu conta com rampas de acesso, elevadores e portas largas, garantindo maior mobilidade para todos os visitantes.
O espaço também dispõe de piso podotátil, que orienta o percurso de pessoas com deficiência visual, além de mapa tátil de cada pavimento e uma maquete tátil do edifício. Complementando os recursos, o MJB oferece um WebApp com conteúdos acessíveis, incluindo textos em português, inglês e espanhol, vídeos em Libras e recursos de audiodescrição.
PROGRAMAÇÃO
Visita Cognitiva Sensorial
Data: 31/08 (domingo)
Horário: 9h
No horário exclusivo para pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme a Lei Municipal nº 6.278, o Museu adapta suas exposições com ajustes sonoros e objetos sensoriais, criando um ambiente acolhedor. A visita mediada convida o público a explorar o espaço por meio de diferentes sentidos.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Pessoas com Deficiências Intelectuais e/ou Mentais e seus acompanhantes
Vagas: 20, por ordem de chegada
Visita Cognitiva Sensorial + Jardim Sensorial e Arboreto
Data: 31/08 (domingo)
Horário: 10h30
Visita multissensorial pelas exposições do Museu e pelo Jardim Sensorial do JBRJ, com mediação dos nossos educadores e presença de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade promove a interação com elementos naturais e materiais táteis, valorizando diferentes formas de percepção e expressão.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada
Visita Educativa: A Fotografia no Museu do Jardim Botânico
Data: 31/08 (domingo)Horário: 14h
Uma visita especial pelas memórias fotográficas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Guiados pelos nossos educadores, os participantes vão conhecer as exposições e interatividades do Museu, com destaque para as imagens que contam as histórias do JBRJ. A atividade conta com intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade, interação e participação plena de pessoas surdas e com deficiência auditiva.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada
Oficina Fotografia e Natureza
Data: 31/08 (domingo)
Horário: 16h
O público será inspirado a explorar o Museu de forma criativa, despertando memórias ligadas ao mundo da botânica. Em seguida, cada participante poderá registrar suas próprias fotografias e transformá-las em obras únicas, usando técnicas artísticas livres como desenho e colagem. A atividade é realizada pelos educadores do Museu e com a presença de intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Local: Sala Multiuso
Público: A partir de 7 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada
SERVIÇO
Domingo Acessível no MJB
31 de agosto de 2025
Entrada gratuita | Classificação livre
Mais informações em www.gov.br/jbrj
Museu do Jardim Botânico
Visitação: quinta a terça-feira (fechado às quartas) / 10h às 17h (permanência até as 18h)
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo site https://jbrj.eleventickets.com
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico.