This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Terms of Use.

idg news Consórcio com IDG ganha leilão de Forte em Fernando de Noronha

12/11/2021

O consórcio formado por IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Dix Empreendimentos e Pentágono Investimentos venceu o leilão para escolha do futuro gestor do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha. O Forte é tombado pelo Ipahn e é o maior entre as 11 fortificações existentes na ilha. Ele foi reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e será aberto ao público assim que se completarem as etapas determinadas pelo edital.

 "Ficamos muito felizes com a notícia. É uma oportunidade de entregar para os moradores de Noronha e para os turistas que frequentam a ilha um complexo cultural e arquitetônico que resgata parte da nossa História", conta o diretor-presidente do IDG, Ricardo Piquet. "Nosso projeto estará respeitosamente integrado à questão da preservação ambiental, assunto tão caro a todos que amam Fernando de Noronha. Nosso histórico na gestão de outros equipamentos deixa clara nossa preocupação com a História, a cultura e o meio ambiente.

 "Temos seis meses para apresentar um projeto museológico ao Iphan, mas nossa meta é entregar a documentação bem antes desse prazo", diz Manoel Ferreira Neto, da Dix Empreendimentos.

 "Uma das ideias que queremos desenvolver é a de melhorar a acessibilidade ao forte, construindo um elevador funicular. Porém, é importante lembrar que tudo será avaliado pelo Iphan e pelas autoridades de preservação ambiental", destaca Luiz Priori, da Pentágono Investimentos.

 O edital prevê a cessão da gestão do forte pelo período de 10 anos, dentro de rigorosos parâmetros de uso. Entre as obrigações do consórcio estão a de realizar atividades culturais, como exposições, apresentações de artes cênicas – teatro e dança –, concertos e outros. O grupo vencedor do leilão avalia incluir na programação atividades sócio-educacionais voltadas para o público infantil. Além de instalar no local estruturas de alimentação para atender aos visitantes. A população noronhense terá livre acesso ao local.

 O Forte de Nossa Senhora dos Remédios foi construído sobre as ruínas de uma antiga posição holandesa, abandonada após a capitulação do Campo do Taborda (Recife), em 1654. Foi um importante ponto de apoio às embarcações portuguesas no período auge das rotas de açúcar e ouro do Brasil para Portugal. Ele tem cerca de 6.300 m² e fica 45 metros acima do nível do mar, sobre uma colina, entre o Porto de Santo Antônio e a Praia do Cachorro.

 

Foto de Ze Paulo Gasparotto no Unsplash

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.