Teatrando! reconta história do Teatro Santa Isabel com jogo

Teatro Santa Isabel

 

O Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, recebe mais uma edição do Projeto Teatrando!. A iniciativa convida os participantes para visitar as instalações do equipamento centenário, misturando encenação teatral, história e jogo

 

Até o mês de agosto, toda terça-feira será dia de programação gratuita para quem estiver em busca de conhecer melhor um dos mais antigos e bonitos teatros do Brasil. Durante quase duas horas de visita, o público será conduzido por diversos cômodos, inclusive aqueles que raramente são abertos ao público, como o sótão e os bastidores do palco.

 

O Proscenium! Teatro Jogo não é propriamente uma visita guiada, mas uma proposta de experiência imersiva e interativa na história do Santa Isabel, baseada na educação patrimonial. A intenção é atingir tanto o público espontâneo quanto grupos previamente agendados, até o limite de 50 pessoas. Na última terça, cerca de 40 alunos de uma escola de Ipojuca estavam lá, junto com mais dois adultos – uma delas era eu.

 

A recepção pode até parecer uma visita guiada convencional, mas logo uma série de acontecimentos leva todo mundo para dentro do teatro de uma forma inusitada. Em vez de vermos de cara toda a glória do Santa Isabel pela perspectiva de quem chega para assistir a um espetáculo, somos levados para os bastidores, conhecendo o teatro pelo seu avesso. Os personagens históricos e mitológicos que passam a aparecer aqui e ali reforçam a brincadeira, conduzida pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon.  A direção de Quiercles Santana e Célio Pontes usa as situações reais relacionadas ao teatro como ponto de partida para fazer o público ligar os elos por conta própria.

 

A construção do teatro pelo engenheiro francês Louis Vauthier e, principalmente, o incêndio sofrido pela casa em 1869, são o centro desse passeio interativo, pois detonam todos os acontecimentos que vêm a seguir. Dos porões até o sótão do teatro, passando pelos camarins, tudo pode estar em cena e guardar uma surpresa. É preciso ter um pouco de fôlego para subir e descer andares inteiros do teatro em cerca de duas horas de ação. Em certo momento, o público é dividido em três grupos diferentes, conduzidos por diferentes personagens, e o conceito de gamificação ganha ainda mais força. Assim como no RPG, cada escolha vai resultar em uma experiência única e somente no final da visita o grupo vai se reunir por inteiro novamente.

 

Um dos maiores méritos do Proscenium! Teatro Jogo não é apenas mostrar a história do Teatro de Santa Isabel de uma forma criativa, mas levar quem participa a fazer uma reflexão sobre a arte de forma mais ampla. Questões como a ausência de público nas casas de espetáculos ou o valor dado à cultura no Brasil são postas nos textos dos atores e no tipo de interação entre eles e o público, mostrando que esses temas são tão antigos quanto à história desse local. Em um teatro que já viu muitas histórias serem contadas, tanto em seu palco como fora dele, é bom ver que seus fantasmas também rendem uma boa narrativa.

 

Além do Proscenium! Teatro Jogo, agendado para todas as terças-feiras até o fim de agosto, o Teatrando! tem outras ramificações. Uma delas se chama Diálogos, com debates abertos ao público toda última terça-feira do mês, sempre às 19h. Os saraus estão previstos para ocorrer quinzenalmente e a convocatória para quem quiser se apresentar por lá está na página do teatro na internet. As oficinas, por sua vez, ainda não começaram. Fato raro nas artes cênicas da cidade, todo o valor captado para essas ações veio da Lei Rouanet, a partir do patrocínio do banco Santander. Quem executou o projeto foi o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), mesma instituição responsável pelo funcionamento do Paço do Frevo. Já as visitas guiadas do Santa Isabel continuam, sem previsão de encerramento, nos mesmos horários: domingos, às 14h, 15h e 16h, com entrada gratuita. 

 

Serviço:

Proscenium! Teatro Jogo
Quando: Todas as terças-feiras, às 15h, até o fim de agosto
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quanto: Gratuito, mas é preciso fazer o agendamento por telefone
Informações: (81) 3355-3323 / 3324