Exposição de Sebastião Salgado será instalada no Museu do Amanhã

 

O diretor-presidente do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Ricardo Piquet, foi um dos convidados da abertura da mostra "Amazônia", de Sebastião Salgado, no Science Museum, na última quarta-feira, dia 13 de outubro, em Londres. Expostas também em Paris e em Roma, as 200 fotos da floresta tropical – que tem 60% de seu território localizado no Brasil – foram produzidas entre 2013 e 2019. Em julho de 2022, segundo Piquet, elas estarão expostas também no Museu do Amanhã.

 

"A exposição sobre a Amazônia acontece num momento muito importante para o país, num ano de eleições, em que vamos poder refletir que amanhãs queremos para todos os brasileiros", disse Piquet em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

 

O executivo ficou emocionado com as homenagens rendidas pelo diretor do Science Museum, Ian Blatcford, ao Museu do Amanhã, pela parceria e oportunidade de aproximação com o fotógrafo brasileiro. Os dois equipamentos integram a aliança batizada de Forms (Future-Oriented Museum Synergies).

 

Sebastião Salgado teve o apoio do Exército Brasileiro nas viagens para fotografar a floresta e lembrou que o Brasil já teve uma preocupação histórica de proteger a Amazônia, destinando 25% do território às comunidades indígenas. “São terras protegidas por lei, numa iniciativa do Ministério da Justiça e da Funai. Infelizmente, o Brasil chegará à conferência do clima da ONU em 2021 enfraquecido, num momento em que se discutem as consequências das ações da humanidade na natureza”, criticou o fotógrafo.