Convidado da ENGIE, IDG apresenta “Entre museus” em evento na França

No último dia 20 de junho, a ENGIE promoveu o evento “The good day”, um encontro que reuniu em Paris líderes do mundo empresarial, científico, acadêmico e da sociedade civil, além de gestores de projetos inovadores e representantes de start-ups. Em palestras, mesas-redondas e encontros os participantes puderam conhecer iniciativas que visam tornar o mundo mais sustentável e com emissão zero de carbono. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão foi um dos convidados da ENGIE e a diretora de Captação de Recursos Renata Salles apresentou no evento o projeto “Entre museus”, concebido e gerido pelo IDG e implementado no Museu do Amanhã.

 

Realizado em parceria com a ENGIE, o “Entre museus” está em sua segunda edição e já beneficiou mais de 800 estudantes da região portuária desde 2018. Com o objetivo de formar novos públicos, ampliar o acesso e incentivar o fortalecimento dos laços entre visitantes e museus, o projeto promove visitas mediadas ao Museu do Amanhã e a outros 21 museus e espaços culturais do Rio de Janeiro, estimulando que os jovens experimentem, ocupem e circulem pela própria cidade.

 

“É uma satisfação podermos apresentar esse projeto inovador do Museu do Amanhã num evento dessa grandeza, com a presença de grandes nomes mundiais, em meio a tantas outras iniciativas inspiradoras. É também o reconhecimento internacional do nosso trabalho, da nossa criatividade, da nossa excelência de gestão e capacidade de fazer boas entregas aos patrocinadores”, elenca Renata.

 

Este ano, o “Entre museus”, que começou no dia 14 de maio, vai beneficiar mais de mil estudantes de dez escolas e três organizações não governamentais da zona portuária do Rio. O projeto vai promover ainda um seminário voltado para professores da região portuária, mas aberto também aos profissionais de toda a rede municipal, estadual e privada da cidade.

 

Alguns dos temas abordados serão o incentivo aos professores na exploração dos museus como ferramenta de educação, além da importância de facilitar o acesso de professores aos museus e espaços dedicados a cultura.