Google Arts & Culture

A Lao Tsu The  Mir, na Rússia, é a maior mina de diamantes do mundo / Foto: Google Earth/Digital Globe

O Museu do Amanhã acaba de lançar mais duas exposições virtuais na plataforma Google Arts & Culture. As exibições reúnem fotografias e vídeos sobre a época de profundas transformações que o planeta atravessa por causa das ações humanas, chamada pelos cientistas de Antropoceno.

 

"Planeta em metamorfose" mostra as mudanças que provocamos no clima, na biodiversidade e no ciclo das águas, além dos grandes desafios que enfrentamos devido à forma predatória com que convivemos com o meio ambiente. Já "A época dos humanos" conta a longa jornada de duzentos mil anos da humanidade, que desbravou, ocupou e, agora, ultrapassa os limites do planeta não só pela exploração espacial, mas porque retira mais recursos da natureza do que ela é capaz de repor.

 

As duas exposições fazem parte de um lançamento mundial do Google Arts & Culture, que reúne algumas das mais emblemáticas instituições de história natural do mundo. A tecnologia avançada dá uma nova vida virtual a animais extintos e exibe a evolução do nosso planeta ao longo de bilhões de anos. Os espectadores ficarão de frente com os gigantes jurássicos em vídeos 360 graus, tendo uma noção melhor de como esses animais viviam, e como se sentiria na presença deles.

 

As exposições do Museu do Amanhã mostram um novo capítulo da história natural, que está sendo escrito pelos humanos nos dias atuais, deixando marcas profundas nos solos, nos oceanos, na atmosfera e na vida de outras espécies. Elas se juntam à outras coleções já lançadas pelo museu que também podem ser vistas gratuitamente, em português e em inglês, pelo computador ou pelo celular, no aplicativo do Google Arts & Culture disponível para iOS e Android.

 

Em julho, o Museu do Amanhã já havia lançado nove exposições na plataforma Arts & Culture, que somavam cerca de 1.500 fotografias da zona portuária e da Baía de Guanabara, e de temáticas relacionadas à sustentabilidade e aos limites do planeta. Um Street View e um tour com os óculos de realidade virtual Cardboard, narrado por dois cariocas que também fazem parte da equipe do Museu do Amanhã.