Dia da Mata Atlântica - 27 de maio

Fundo da Mata Atlântica

 

Criado para lembrar a importância desse grande bioma que existiu em quase todo litoral brasileiro, o Dia da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio. O objetivo principal é servir como ponto de reflexão sobre a necessidade de preservação e conscientização a respeito das ações necessárias para manutenção desse bioma.

 

Além de realizar a gestão de equipamento culturais, o IDG também atua como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, com projetos implementados em todo estado do Rio de Janeiro. Com isso, nós contribuímos com a preservação da fauna, da flora e dos ecossistemas nativos, além de viabilizar a execução de projetos que oferecem oportunidades de melhorias nas Unidades de Conservação presentes no bioma, preservação, interação com as comunidades e incentivo ao turismo com uma abordagem que leva em conta os aspectos sócio e ambientais.

 

Com aproximadamente um ano de execução do projeto, nós já movimentamos 68 milhões de reais. Os recursos principais provêm da Compensação Ambiental e são considerados privados com destinação pública.  Além dos recursos de Compensação Ambiental o FMA pode trabalhar com recursos oriundos de doações, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), Restauração Florestal entre outras fontes.

 

O Fundo da Mata Atlântica (FMA) foi desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para permitir uma execução transparente e planejada de projetos focados na Conservação da Biodiversidade do estado. O modelo operacional é considerado um mecanismo pioneiro e eficiente de gestão financeira e operacional e constitui um modelo único no Brasil, que permite o uso efetivo de recursos de compensações ambientais em unidades de conservação (UCs) no estado com transparência e governança.

 

Entre os projetos em curso, temos:

 

Agente Ambiental: Gerenciamento e execução de serviços de monitoramento ambiental, manejo, rotinas de auxílio à gestão, logística e acompanhamento de ações nas Ucs.

 

Rio Carioca: Realização de obras de restauração do patrimônio histórico, primeiro rio canalizado do Rio de Janeiro e recuperação das unidades da antiga estação “mãe d’água”. Previsto ainda implantação de trilha de caminhada e instalação de pórtico para acesso ao Parque Nacional da Tijuca, acesso ao Cristo Redentor.

 

Aquisição de Equipamentos: Aquisição de equipamentos para as práticas de prevenção e preservação ambiental, bem como combate a incêndios.

 

Manutenção das UCS: Contratação de serviço especializado em engenharia e construção civil para manutenção das unidades de conservação do Rio de Janeiro.

 

Ermitage: Desenvolvimento de projeto executivo do Parque Estadual dos Três Picos (Teresópolis/RJ), execução de obras de reforma da Subsede e da casa principal. Implantação de alojamento, refeitório e banheiro. Adequação da unidade para abrigar unidades de policiamento. Reforma da área de pouso, recuperação do reservatório de água, obras de urbanismo, drenagem e cercamento do limite do Parque.

 

José Zago: Elaboração de projeto executivo. Execução de obras para melhoria na infraestrutura do apoio administrativo na Floresta Estadual José Zago – Trajano de Moraes. Construção da guarita e estacionamento, implantação de quadra de vôlei e espaço multiuso, novo viveiro e galpão, contratação de quiosque e churrasqueira e execução de cercamento da área.

 

Olho no Verde: Confecção e instalação de placas de sinalização informativa, de advertência e outdoor nas UCs como estratégia de monitoramento.

 

Sábia: Execução de reformas e obras no Parque municipal Sabiá-Laranjeira do Rosal. Revitalização da infraestrutura e obras de reforma de edificações, construção de camping e mirante, abertura de um poço artesiano para abastecimento hídrico e cercamento interno da UC.

 

Castração: Castração de gatos e cachorros e ações integradas de educação, sensibilização e intervenções veterinárias nos limites ou zonas de amortecimento das UCs.