Baixe gratuitamente livro de atividades para estimular a participação de meninas na ciência

 

“A minha professora de química era espetacular. Foi ela que, com todo seu conhecimento, empolgação e aulas bem elaboradas despertou meu interesse pela ciência.” Depoimentos como esse, de Juliana Kloss, química e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mostram como a educação básica e recursos bem utilizados em sala de aula são importantes na formação de estudantes. Ele e outros estão presentes na publicação Meninas na escola, mulheres na ciência – Ferramentas para professores da educação básica, produzida pelo IDG no Museu do Amanhã, em parceria com o British Council.

 

Quando se trata de ciências, a presença feminina nas escolas, universidades e laboratórios é ainda mais relevante não só para desfazer estereótipos como o do cientista homem de jaleco branco e cabelos grisalhos, mas também para a conquista da equidade de gênero. Estimular, portanto, práticas criativas e uso de material didático dinâmico para ampliar a presença, o protagonismo e a liderança das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharias e matemática é o objetivo da publicação.

 

O livro, que pode ser baixado aqui gratuitamente, traz referências para que educadoras e educadores possam construir novas abordagens que coloquem meninas e meninos como protagonistas das histórias. A primeira seção “Sobre meninas, mulheres, educação e ciência”, revela a presença feminina na ciência, incluindo os principais desafios enfrentados por mulheres da escola até a universidade, mostrando obstáculos que podem distanciar as meninas das áreas de ciência, tecnologia, engenharias e matemática (conhecidas, em sua sigla em inglês, como STEM).

 

Na seção “Questões de gênero: eu, a escola e a sociedade” são encontradas questões sobre igualdade entre homens e mulheres, para que a professora e o professor possam avaliar seu conhecimento e sensibilidade em relação ao tema. Em seguida, o capítulo “Experiências e ações: por mais meninas e mulheres na ciência” traz exemplos de referência para o planejamento de aulas e a oferta de experiências já realizadas com sucesso em sala de aula.

 

A obra é recheada de dados, depoimentos como o que abre esse texto, artigos e atividades que podem ser propostas em sala de aula.

 

A publicação faz parte de uma série de projetos que o Museu do Amanhã vem realizando com o British Council e também em suas atividades e programações. Todos alinhados a dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: o 4, que prevê a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, e o 5, que pretende alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.