IDG mantém equipamentos "abertos" na internet

 

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de quarentena de boa parte da população trouxeram novos e urgentes desafios às instituições culturais. Para manter os seus projetos ativos, o IDG rapidamente criou uma força-tarefa para levar atividades presenciais do Museu do Amanhã, por exemplo, para as redes sociais. No Paço do Frevo, os conteúdos online aumentaram e novas programações foram pensadas. A estratégia contribui para manter o público conectado com a cultura e a educação.

 

"Estamos pensando também em novos conteúdos, criados especialmente para os ambientes virtuais. Alguns, inclusive, para ajudarmos a refletir sobre as causas e as consequências da pandemia. O curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira, conversou com internautas sobre o que o alastramento do coronavírus nos diz sobre o Antropoceno. No Paço do Frevo, a coordenadora de música Fernanda Pinheiro e a produtora cultural Taciana Enes debateram os desafios impostos aos artistas com a crise", conta Maria Garibaldi, Diretora de Desenvolvimento de Público e Parcerias do IDG.

 

Alguns eventos e atividades do mês de março no Museu do Amanhã foram adaptados para as redes sociais com a hashtag #MuseuEmCasa. O lançamento do site do Inspira Ciência, por exemplo, foi feito num bate-papo ao vivo entre o coordenador de pesquisa do IDG, Davi Bonela, e o gerente de educação do British Council, Luís Serrao. A transmissão teve a participação de vários professores e professoras que participaram das ultimas edições do Inspira, um programa de formação de professores da Educação Básica que tem o patrocínio da IBM. A yoga e o clube de leitura, patrocinados pelo NOZ – programa de Amigos do Museu do Amanhã, também aconteceram nas redes sociais.

 

No Paço do Frevo, foi criado o movimento #OcupaçoDigital, estratégia de mobilização, articulação e divulgação do frevo e da música pernambucana, que prevê a integração de artistas renomados que vão publicar conteúdos próprios no Instagram do Paço do Frevo (@pacodofrevo), de sexta a domingo. Por ora, já tivemos a multiartista Maria Flor e estão agendadas as participações do flautista César Michiles, do passista Junior Viegas, do Maestro Spok e da cantora e bailarina Flaira Ferro, nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril. Em maio, a agenda segue com nomes como a agremiação Pitombeira dos Quatro Cantos, o dançarino Otávio Bastos e o pianista Amaro Freitas.

 

Em esquema de home office, colaboradores do IDG ligados aos projetos do Cais do Valongo, do Fundo da Mata Atlântica e agora também do Memorial do Holocausto continuam em atividade, dando seguimento às ações previstas em cada projeto.