IDG assina parceria com Ministério Público do Rio

O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) assinou um acordo de cooperação entre o Museu do Amanhã e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) que visa ao compartilhamento de dados, análises e informações de interesse público e institucional, incluindo aqueles constantes do ‘MP em Mapas’, plataforma digital com estatísticas e informações georreferenciadas sobre as áreas de atuação do MP-RJ. A parceria, selada na tarde do dia 3 de julho, tem prazo inicial de cinco anos.

 

Para Ricardo Piquet, diretor-presidente do IDG, o compartilhamento de dados é uma nova ferramenta em prol da governança eficiente e transparente e também uma ação que prevê a melhor gestão dos ativos públicos. “Estabelecer essa cooperação com o Ministério Público é importante passo pois, para além do apoio institucional, haverá compartilhamento das bases de dados, informações e pesquisas, que vai nos dar a oportunidade de levar mais conhecimento à população. Essa é uma parceria em prol da ciência e das causas que o MP-RJ e o Museu do Amanhã abraçam de forma conjunta”, disse.

 

O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e Ricardo Piquet. Segundo Gussem, o convênio é relevante por estimular melhores práticas na área de gestão do conhecimento e da transparência pública, recursos indispensáveis à organização estratégica das instituições e à tomada de decisões. A reciprocidade de informações poderá resultar em benefícios para toda a sociedade, com geração de ideias e projetos comuns. “Estamos de portas abertas para esse intercâmbio de conhecimento e experiências, fator que poderá resultar em grandes iniciativas, em especial nas áreas da cultura, tecnologia e conhecimento, nas quais o Museu do Amanhã é referência”, pontuou Eduardo Gussem.

 

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio a promotora de Justiça Elisa Fraga, coordenadora de Segurança e Inteligência (CSI/MP-RJ), Luiz Roberto Arueira da Silva, assessor da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG/MP-RJ), e Vinicius Sampaio, da Diretoria de Licitações e Contratos (DLC/MP-RJ), além do diretor-executivo do IDG, Henrique Oliveira, e da diretora de Marketing e Novos Projetos do IDG, Julianna Guimarães.