Festival Nacional do Frevo 2018

Festival Nacional do Frevo

Iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Festival Nacional do Frevo 2018 foi dedicado a músicos de todo o país, interessados em perpetuar o gênero musical que ajuda a contar a história de Pernambuco e do Brasil inteiro.

 

Criado para garantir investimento contínuo na inovação, no aprimoramento da produção e na formação de novas plateias para o frevo, o festival premiou composições inéditas em cinco categorias: Frevo de Rua, Frevo de Bloco, Frevo Canção, Frevo Livre Instrumental – Releitura e Frevo Livre Instrumental – Autoral.

 

Numa grande celebração ao mais pernambucano dos gêneros musicais, foi definido, no dia 13 de julho, no Teatro de Santa Isabel, o pódio do Festival Nacional do Frevo. O evento contou com o apoio institucional do Paço do Frevo no desenvolvimento do edital e no processo seletivo, além de receber uma das fases eliminatórias.

 

Prestigiada por diversos artistas e por um numeroso público, a final consagrou como primeiros colocados do Festival os frevos: No Primeiro Dia do Nosso Amor, de Lourenço Gato e Flávio Souza (com arranjo de Fábio Valois), na categoria Frevo de Bloco; Alvoroçado, de Bené Sena, na categoria Frevo de Rua; Claudionor, o Menino do Frevo, de Bráulio de Castro e João Araújo (com arranjo de Fábio Valois e interpretação de Ed Carlos), na categoria Frevo Canção; e Primeiro de Maio, de Romero Bomfim (com arranjo de Parrô Melo), na categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral.

 

O prêmio de Melhor Arranjador foi entregue a Marcos FM, pelo frevo Sapecando, e o de Melhor Intérprete foi recebido pelo cantor Ed Carlos. “Foi uma honra para mim, com mais de 30 anos de carreira, puder homenagear Claudionor Germano, mestre de todos os cantores de frevo”, disse Ed Carlos, quando subiu ao palco.