Nova presidente da Academia Brasileira de Ciências toma posse do cargo no Museu do Amanhã

 

Na noite desta quarta-feira (4), a biomédica Helena Nader, membro do Comitê Científico e de Saberes do Museu do Amanhã, tomou posse como primeira mulher presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia histórica aconteceu no auditório do Museu do Amanhã e teve a presença de autoridades políticas e científicas.

 

Em um discurso de posse marcado pelo comprometimento com a equidade de gênero no ambiente científico, Helena também ressaltou a importância da presença dos povos originários e negros quilombolas na ciência, além de defender a formação educacional dos jovens e a correção dos valores das bolsas para pesquisadores científicos.

 

“Meninas, mulheres, não tem o que vocês não possam fazer, não aceitem o não como resposta e juntas vamos mudar o Brasil! Eu acho que a gente precisa de todos os gêneros para termos o país que queremos”, disse a pesquisadora, que finalizou falando da urgência de uma ciência mais diversa. “A ciência brasileira é branca. Ela não é a ciência do povo brasileiro”.

 

Eleita para o triênio 2022-2025, Helena Nader foi vice-presidente da ABC na última gestão. Agora, a pesquisadora e professora assume a cadeira do físico Luiz Davidovich, e tem como vice o químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

 

Sobre Helena Nader

 

A cientista possui doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California com bolsa da Fogarty (NIH). Professora titular da Unifesp, pesquisadora 1A do CNPq, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, da World Academy of Science for the Advancement of Science in Developing Countries (TWAS) e da Academia de Ciências de América Latina (ACAL). Atualmente é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e copresidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS). É membro de conselhos de agências de financiamento e recebeu diversas honrarias e prêmios nacionais e internacionais.